segunda-feira, 9 de julho de 2007

Anathema - Do Doom Metal ao Melancólico

O Anathema pra mim foi uma descoberta essencial pois estava cansado de ouvir o grounge de cada dia. A mistura feita de Doom Metal com um som Melancólico deu um toque diferente às músicas de tom leve e marcante juntamente com belas letras encantando todos que ouvem!!! Eu viciei...


Foto: Divulgação

Anathema é uma banda de Doom Metal inglesa formada no verão de 1990, a princípio chamada Pagan Angel composta por: Darren White (vocal), John Douglas (bateria) e os três irmãos Cavanagh, Vincent Cavanagh (guitarras), Daniel Cavanagh (guitarras) e Jamie Cavanagh (baixo). Com essa formação a banda lançou o seu primeiro trabalho em novembro de 1990, uma demo chamada "An Illiad Of Woes". Após este trabalho a banda resolveu trocar de nome passando a se chamar Anathema, pouco depois do lançamento do primeiro single da banda, chamado "They Die", através de uma pequena gravadora suíça, a Witchunt Records, Jamie Cavanagh deixou a banda dando lugar para Duncan Patterson, que viria a tornar-se um dos principais compositores da banda. A formação foi mantida até 1995 quando, pouco antes da gravação do álbum "The Silent Enigma", o vocalista Darren White deixou a banda, Vincent Cavanagh assumiu os vocais. A mudança não foi apenas na formação da banda, mas também no estilo de música. No ínicio, o Anathema tornou-se famoso por tocar Doom Metal, estilo proeminente no final dos anos 80 início dos anos 90. Após o "The Silent Enigma" a banda começou a explorar uma sonoridade cada vez menos pesada e mais melancólica. Houveram outras mudanaças na formação mas nenhuma tão significativa, do ponto de vista sonoro, quanto a saída de Darren White. Recentemente a banda vem explorando sonoridades menos metal e mais rock com passagens de indie e alternative. (WIKIPEDIA, 2007)

No início de 2002 uma bomba caiu sobre os fãs da banda. Daniel decidiu abandonar o grupo para se dedicar a um projeto chamado Lid, que já havia lançado um CD em 1997. Mas o que parecia ser o epitáfio dos mestres do doom metal britânico acabou não se confirmando e Daniel retorna ao grupo, trazendo seu irmão Jamie depois de 11 anos. O resultado desta reunião, que contou ainda com o tecladista Les Smith (velho amigo dos Cavanagh e ex-membro do Cradle of Filth), foi o excelente A Natural Disaster.

Trecho retirado de sitewww.whiplash.net, Publicado por: Sílvio Costa

Leia a Biografia completa da banda aqui.

Vídeos:

Closer (DVD)


Empty (Live in Moscow)


A Natural Disaster - DVD(YouTube)

Judgement(YouTube)

Lost Control (A Moment In Time)(YouTube)

Nenhum comentário: